A+ A A-

A Pessoa Idosa

A promoção do envelhecimento ativo da população sénior tem norteado a atuação desta Autarquia, que através do Gabinete da Ação Social, tem levado a cabo algumas realizações que visam privilegiar a Inclusão Social e a Promoção da plena Cidadania das Pessoas mais idosas.
- Encontro/ Convívio Sénior do Concelho de Tondela que se realiza anualmente durante o período do Outono associado à comemoração do dia internacional do Idoso assinalado no dia 1 de outubro, pretende-se salientar a importância do envelhecimento ativo e saudável e do apoio técnico necessário a este processo, que engloba não só o próprio idoso como a unidade familiar e os prestadores de cuidados informais que existem na comunidade.


- Passeio-Convívio Sénior, numa organização conjunta entre o Município de Tondela e as Juntas de Freguesia do Concelho, é destinado a toda a população sénior residente no Concelho de Tondela, envolvendo aproximadamente 2500 pessoas. É uma iniciativa que assume um importante papel social junto da população idosa do nosso concelho visando-se, com ela, proporcionar momentos de convívio e animação bem como a valorização pessoal e social dos que neles participam. Esta ação tem como principal objetivo reforçar a coesão social e o espírito de solidariedade do nosso concelho.


- Projeto NetSénior - o Município de Tondela tem também promovido através dos Gabinetes de Ação Social e Informática, várias edições do curso de iniciação à internet, facebook e email, para os nossos Séniores, tendo como objetivo combater a Infoexclusão da comunidade sénior. No contexto atual em que as tecnologias de informação e a Internet assumem uma importância crescente, é essencial familiarizar os cidadãos de mais idade com estas ferramentas que podem facilitar alguns aspetos da vida diária, bem como qualificar e promover a cidadania e a democratização do acesso à informação. É também um instrumento de combate à iliteracia informática, um dos fenómenos mais preocupantes do nosso tempo. As possibilidades da informática são imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à idade, classe social ou género. É importante não parar no tempo e procurar outras formas de distração e interação com o mundo. Através da informática, os nossos Séniores podem conhecer novas pessoas, reencontrar antigos amigos, contactar familiares, conhecer lugares entre outras possibilidades.

- Seminários de Gerontologia “A vós, a voz dos avós”, cuja 6.ª edição realizámos em 2019 e pretendemos dar continuidade, tem como principal objetivo a análise, a reflexão e o debate sobre os aspetos e problemáticas associadas à condição da pessoa idosa. Consiste numa importante jornada de reflexão por demais pertinente e atual, dirigindo-se a profissionais da área social, da saúde, das Instituições de apoio a Idosos, população em geral e particularmente aos idosos. Sendo que se trata de uma temática que trespassa diversos campos da sociedade exigindo respostas multidisciplinares e interinstitucionais, o referido seminário tem constituído uma expressão do trabalho em parceria, indispensável nos tempos que correm a uma melhor funcionalidade e rentabilização dos recursos humanos e materiais, pelo que se tem revelado fundamental o trabalho conjunto desta Autarquia, com os diversos parceiros locais das áreas da Saúde, Segurança Social, IPSS entre outros.

- Comemoração Concelhia do Dia dos Avós, constitui-se como um momento intergeracional, de convívio e partilha entre avós e netos da nossa comunidade, com atividades lúdicas de animação musical, dança, teatro e educação física, atividades essas promotoras da valorização do papel e do lugar dos avós na nossa comunidade local.

 

 

 

 

Agenda de eventos (2)

Próximos eventos (2)

Sorry, no events.

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife