Barro Negro
O Barro Negro é produzido na freguesia de Molelos, inicialmente, tinha apenas função utilitária. As suas púcaras e bilhas eram utilizadas para guardar azeitonas, cereais, azeite, para cozinhar, armazenar líquidos, como vinho ou água, e até para servir à mesa.
No entanto, hoje são produzidas peças de cariz mais ornamental, tal como jarras, potes, castiçais, entre muitas outras.
A inovação e a perfeição no acabamento das peças são uma forma de conquista de um lugar estratégico e privilegiado na promoção turística e cultural do nosso Concelho, mantendo-se assim a tradição e a inovação.
Atualmente, sobressai uma geração de oleiros que, para além das peças de uso culinário, cria peças e, partindo das primitivas formas, converte-as em novos objetos de design, renovando antigos conceitos e dando-lhes nova apresentação e utilidade.
Para recordar e reavivar a Soenga, o método de cozedura ancestral da louça preta, o Município de Tondela, com o apoio da Junta de Freguesia de Molelos, organiza desde 2017, no Parque das Raposeiras, em Molelos, o evento da Soenga.
A iniciativa acontece sempre no terceiro fim de semana do mês de maio. Além de ser recriado o processo de cozedura que dá origem ao barro negro, o evento é acompanhado de um programa cultural.
Desdobrável Barro Negro PT
Desdobrável Barro Negro ESP
Desdobrável Barro Negro ENG
Folheto Soenga PT e ENG
Folheto Soenga ESP e FR
https://mail.cm-tondela.pt/index.php/turismo/artesanato/barro-negro#sigProGalleria800247b9e6