A+ A A-

Núcleos Visitáveis

 

 

 

 

 

  

Desde a sua génese, pretendeu-se que o Museu Terras de Besteiros estendesse a sua atuação a todo o território concelhio, integrando uma multiplicidade de monumentos e sítios que permitisse compreender a história local e que fosse representativa da riqueza patrimonial de Tondela. Esses núcleos museológicos, que a seguir descreveremos sucintamente, podem ser visitados mediante marcação prévia.

A Anta da Arquinha da Moura, situada na freguesia de Lajeosa do Dão, é um notável exemplar da cultura megalítica e está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 2002. Trata-se de um monumento funerário com mais de 5000 anos de idade - constituindo assim um dos vestígios mais antigos da presença humana no território - e, no seu interior, os visitantes poderão descobrir um fascinante conjunto de pinturas rupestres.

A Estela-menir de Caparrosa é um imponente monólito de granito erguido pelo Homem pré-histórico, provavelmente no IV milénio a.C.. Localizado junto à estrada nacional 228, na fronteira entre os concelhos de Tondela e Viseu, este monumento megalítico transporta-nos para as questões da territorialidade e da fecundidade, e apresenta todas as suas faces decoradas com gravuras.

A estação de Molelinhos, identificada em 1932 pelo médico e arqueólogo António Almiro do Vale, representa um importante sítio rupestre, composto por 6 painéis de xisto adornados com dezenas de gravuras, representando sobretudo armas, foices, motivos vegetalistas e figuras geométricas. Classificada como Imóvel de Interesse Público, esta estação está localizada no lugar da Carvalheira, freguesia de Molelos.

O núcleo Ambientes do Ar tem por base um conjunto de moinhos hidráulicos existente junto à aldeia serrana de Souto Bom. A autarquia promoveu a recuperação deste património, aproveitando-o como fator de desenvolvimento local e como elemento de educação ambiental e cultural. Estando ligados entre si por plataformas de acesso, cada moinho foi apetrechado com um equipamento pedagógico diferente, apelando à descoberta do Universo, da Natureza e das energias renováveis.

Para além do seu núcleo-sede, o museu municipal de Tondela dispõe de um espaço destinado às reservas, localizado no Solar dos Almiros, bem no centro da povoação de Nandufe. Encontrando-se em funcionamento desde 2005, este espaço reflete claramente uma estratégia assente nas funções de investigação, de inventariação e de conservação, essenciais à prossecução de um projeto cultural/museológico relevante.

.

Agenda de eventos (2)

Próximos eventos (2)

Sorry, no events.

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife