O Museu
Instalado no magnífico Solar de Santa Ana, em pleno coração da cidade de Tondela, este museu assume-se como um ponto de visita obrigatória para todos aqueles que querem saber um pouco mais sobre o passado, o presente e o futuro do território concelhio e dos seus habitantes.
Concebido para ser uma referência no panorama museológico da região, este espaço de cultura e de investigação - tutelado pela Câmara Municipal e plenamente vocacionado para a salvaguarda do património local - procura aliar três elementos fundamentais: o design, a criatividade e os conteúdos científicos de excelência! A sua museografia, inaugurada no ano de 2010, foi cuidadosamente pensada para ser dinâmica, atrativa, aberta e plural, transmitindo assim de forma apelativa e inovadora os diversos conhecimentos, perspetivas e problemáticas.
O discurso expositivo do Museu Terras de Besteiros centra-se na ação humana e na forma como esta transformou, ao longo de milhares de anos, este território tão vasto e peculiar. A sua exposição permanente, constituída por coleções de objetos tão numerosas quanto heterogéneas (já que abrangem as áreas de arqueologia, de história, de etnografia e de arte sacra), encontra-se distribuída por dois pisos e dezanove salas distintas.
O piso 1 dá a conhecer a evolução do Homem neste concelho, através de uma viagem no tempo que tem início no Neolítico e que se materializa num conjunto fabuloso de artefactos e de arte pré-histórica provenientes de sítios arqueológicos singulares, como são os casos da Anta da Arquinha da Moura e da Estação de Arte Rupestre de Molelinhos. Neste piso, podemos também recolher algumas pistas sobre a Romanização e o período Medieval, sobre a Fé religiosa e a evolução dos antigos municípios.
O piso 2, por sua vez, leva-nos a percorrer a história dos séculos XIX e XX, abordando a questão do desenvolvimento industrial, a chegada do caminho de ferro e o aparecimento dos sanatórios no Caramulo. Ao mesmo tempo, são dadas a conhecer algumas das atividades ancestrais que permitiram a sobrevivência das populações, tal como a agricultura, a funilaria, a cestaria, a olaria e a pisoagem do burel.
.
https://mail.cm-tondela.pt/index.php/servicos/museu-terra-de-besteiros/o-museu#sigProGalleria27499984c0